top of page

ESPETÁCULO "O PADEIRO DE SANTARIA DAS PROMESSAS" (2018)

_O4A4285_edited.jpg

um novo cidadão

UMA CIDADE, UM NOVO CIDADÃO, UMA FERROVIA, SEUS GOVERNANTES E UM SONHO. TODA ESSA HISTÓRIA ENVOLVIDA POR MUITO TRABALHO, LUTA, PERSISTÊNCIA, ESPERANÇA E UM TOQUE DE CORRUPÇÃO PARA APIMENTAR AS COISAS. 

SINOPSE

A história é de uma cidade fictícia, Santaria das Promessas, do interior paulista, que inaugura uma estação ferroviária. A estória é de João, padeiro, que faz doces sonhos que ao serem consumidos dão esperanças aos cidadãos deturpando a ordem. A peça é uma charge encenada, cômica e satírica, que crítica fatos atuais, os personagens são caricaturas de categorias profissionais a revelar diferenças sociais.

HISTÓRICO 

No dia 25 de Outubro de 2018 o livro "O Padeiro de Santaria das Promessas" ganhou vida nas mãos do grupo "Lugar de Ser Qualquer" ao estrear pelo Fomento Municipal da cidade de Araçatuba no Centro Cultural Um e Outro em um evento que marcava o Pré-Festara.

Esta peça foi publicada por meio do PROAC Criação e Publicação Literária Texto de Dramaturgia em 2017, ressaltamos que este é um dos poucos editais que incentiva e fomenta a escrita dramatúrgica em nosso país. Como uma sátira,  esta comédia faz um resgate histórico de como foram formadas as cidades da região junto a caricaturas dos fatos políticos atuais, deixando clara as desigualdades sociais e as relações de exploração.  O objetivo é ampliar o olhar sobre os contextos, e demonstrar a importância de conhecer a história para compreender a atualidade.

A peça teve uma turnê em Araçatuba e participou da Mostra de Teatro de Ilha Solteira. Em 2021 compôs a programação da  Mostra Lugar de Ser e uma turnê Online pelo PROAC LAB  (Lei aldir Blanc) de Produção Teatral.

FICHA TÉCNICA

 Gênero: Comédia | Linguagem: Palco | Classificação indicativa: 14 anos

Texto: Barbara Teodosio.

Direção: Colaborativa.

Elenco: Barbara Teodosio (Drª Primeira Dama Maria Aparecida Mexerico), Bruno Herrera (Vagabundo Zé), Evandro Cláudio (Coronel Machado Nogueira da Beira Neto), Rafael Moura (Prefeito Manoel Mexerico dos Santos), Renata Carvalho (Professora Juriti) e Rodrigo Santiago (Padeiro João).

Direção Artística (cenário, figurino e maquiagem): Bruno Herrera.

bottom of page